CBI of Miami Psicopedagogia Baseada na Análise do Comportamento Aplicada – ABA


1: Faça a operacionalização da habilidade da BNCC (Base Nacional Comum Curricular):

(de 2 à 5 linhas)

Para esta questão, solicitamos que seja definida a habilidade (descreva em detalhes o comportamento que deve ser emitido pelo aluno), por exemplo: Identificar. Como? (Apontando? Grifando? Circulando?).

Descreva o antecedente: o contexto em que a habilidade, o comportamento deve ocorrer, ou seja, diante de qual antecedente. Antecedentes podem ser instruções, materiais, configuração do ambiente e os tipos de assistência (modelo, ajuda) disponíveis para o aluno. Por exemplo, instruções vocais ou escritas, materiais (maquetes, figuras, objetos etc.) e assistência (ajuda física, gestual, vocal, etc.).

 

EXEMPLOS DE HABILIDADES BNCC

 

EF01LP14

EF02GE03

EF12LP03

EF02MA14

Nome da habilidade a ser ensinada

Preparação do ambiente - Materiais e outros aspectos da organização prévia do ambiente.

Condições antecedentes - Diante de que situação o indivíduo deve se comportar.

Critério de avanço - Qual é o desempenho que o indivíduo deve apresentar para se considerar que aprendeu a habilidade. Isso pode envolver percentual de acerto, dias de emissão do comportamento, diante de quantas pessoas, com que agilidade ou outros aspectos.

Passos de Ensino - A habilidade pode ser descrita em termos progressivos, com níveis mais básicos e depois mais sofisticados.

Sistema de ajuda - De que forma o educador pode apoiar o indivíduo a emitir o comportamento quando ele ainda não conseguir fazê-lo de modo autônomo e como deve retirar progressivamente este apoio.

Procedimento de correção - O que será feito quando o educando errar a resposta.

Consequência - O que se fará para consequenciar o comportamento do educando.

3: Construa uma folha de registro para o programa de ensino que você elaborou: (Limite de 1 página)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CBI of Miami - Plano de Intervenção Comportamental (PIC)- Pós-graduação em Intervenção ABA para Autismo e Deficiência Intelectual.

Graduação em Pedagogia e Pós-Graduação em: Alfabetização e Letramento, Atendimento Educacional Especializado, Cultura e Sociedade, Designer Educacional, Docência do Ensino Superior, Educação Corporativa, Educação Especial Inclusiva, Educação Infantil, Ensino Lúdico, Gestão Escolar, Orientação e Supervisão, Gestão Social, História da Educação, Inspeção Escolar, Legislação e Políticas da Educação Básica, Libras, Linguagem e Comunicação, Mediação Didática, Neuropedagogia e Inclusão, Neuropsicopedagogia, Orientador Educacional, Pedagogia Empresarial, Pedagogia Hospitalar, Pedagogia Social, Produção de Material Didático, Professor de Técnicas e Recursos Audiovisuais, Psicomotricidade, Psicopedagogia, Psicopedagogia Clínica, Psicopedagogia e Educação Especial e Inclusiva, Psicopedagogia em Ênfase em Educação Especial, Psicopedagogia Institucional, Sociologia da Educação e Cultura, Sociologia da Infância e Educação Infantil, Supervisor de Ensino, TEA Transtorno do Espectro Autista, Tutoria em Educação a Distância, Transtornos de Aprendizagem, Transtorno do Espectro Autista, Educação Especial Inclusiva e Deficiência Intelectual, Psicopedagogia Baseada na Análise do Comportamento Aplicada – ABA, Plano Educacional Individualizado – PEI, Entre Outros.